Geografia

O Luxemburgo é um dos menores países da Europa e é o 166º país no mundo, com os seus cerca de 2 586 km². A leste faz fronteira com os estados alemães de Renânia-Palatinado e Sarre, e ao sul com a região de Lorraine na França. A oeste e ao faz fronteira com as províncias belgas do Luxemburgo, que tem quase o dobro do tamanho do país (4 433 km²) e Liège.

A região norte do país é conhecida como o 'Oesling', e faz parte das Ardenas. Ela é dominada por colinas e montanhas de baixa altitude, incluindo a Kneiff, que é o ponto mais alto, com 560 metros (1.837 pés). A região é pouco povoada, com apenas uma cidade (Wiltz), com uma população de pouco mais de quatro mil habitantes.
Campo em Alscheid.

Dois terços do sul do país é chamado de "Gutland", e é mais densamente povoada do que o Oesling. É também mais diversificada, e pode ser dividida em cinco sub-regiões geográficas. O planalto do Luxemburgo, no centro-sul Luxemburgo, é um grande e achatado, com arenito formação e na região da cidade de Luxemburgo. A Pequena Suíça, no leste do Luxemburgo, tem terreno rochoso e espessas florestas. O vale Mosela é a mais baixo leito da região, que corre ao longo da fronteira sul-oriental. As terras vermelhas, no extremo sul e sudoeste, são o centro industrial do Luxemburgo e sede de muitas das maiores cidades do Luxemburgo.

A fronteira entre o Luxemburgo ea Alemanha é formada por três rios: o Mosela, o Sûre e Our. Outros rios importantes são o Alzette, o Attert, o Clerve e o Wiltz. Os vales entre o rio Sauer e o rio Attert formam a fronteira entre a Gutland e da Oesling.

 

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luxemburgo#Geografia