Em 2003, uma nova universidade foi fundada: a Universidade do Luxemburgo, a primeira e única universidade do Grão-Ducado do Luxemburgo, o pequeno estado que fica entre a França, Alemanha e Bélgica.

Ensino, pesquisa e transferência de conhecimentos ao mais alto nível internacional: esses são os três objectivos ambiciosos que esta universidade define desde o início. Como uma das mais novas universidades na Europa, é construído diretamente sobre o sistema de Bolonha. Esta instituição oferece uma gama de alta qualidade, bacharelado, porém o foco do seu ensino está sempre em mestrado e doutorado.

Especial atenção é dada à investigação que se concentra em áreas particularmente promissoras. Os membros do pessoal docente vêm de todo o mundo e trabalhar em equipes interdisciplinares. A universidade quer servir a sociedade e economia do Luxemburgo como um lugar de reflexão e de se transformar em um motor de diversificação económica.
Vínculos estreitos com as instituições da UE, o centro financeiro e do mercado de trabalho de Luxemburgo

Luxemburgo é a sede de muitas instituições europeias, como o Tribunal Europeu de Justiça e do Banco Europeu de Investimento, e é conhecida pelo seu centro financeiro internacional.
Naturalmente, a Universidade do Luxemburgo faz uso destas conexões: cerca de quinhentos especialistas financeiros, juristas e outros profissionais de apoio nossos professores na sua prática pedagógica. Os alunos e os projetos de pesquisa da universidade conclui, por sua vez beneficiar instituições da UE, o centro financeiro e Luxemburgo-se como uma localização económica com um mercado de trabalho atraente - uma cooperação frutuosa.
Poliglota e móveis

Esta universidade é um dos poucos no mundo a ser multilingue. Portanto, faz sentido para promover a mobilidade também. Todos os nossos estudantes têm de passar pelo menos um semestre no exterior. Esta mobilidade é feito em cooperação com parceiros na Europa, Ásia e América do Norte.

 


 

A Universidade do Luxemburgo, atualmente desenvolve suas atividades em três locais: Limpertsberg, Kirchberg e Walferdange. No futuro, será a base da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Comunicação e Faculdade de Língua e Literatura, Ciências Humanas, Artes e Educação em seu novo site no Esch / Belval complexa ciência. A localização definitiva da Faculdade de Direito, Economia e Finanças será decidida em uma data posterior.